top of page
  • Pr. Manolo Damasio

35 - Socialmente saudável (viagens e comemorações)

“Amado, acima de tudo faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.” 3 João 2.

Interessante é notar que o apóstolo deseja três bênçãos que muitos julgam incompatível nos dias atuais: prosperidade financeira, prosperidade espiritual e saúde completa. Se esse é um desejo de nosso Criador, com certeza é viável, e Ele mesmo nos mostra em Seus escritos como isso é possível. No início de tudo, Deus criou o ser humano e deixou instruções claras quanto à alimentação adequada: vegetariana.

Ser vegetariano não significa ficar fora do mundo. É claro que os eventos e a alimentação serão um pouco diferentes. Na verdade, cada pessoa terá um novo canal de testemunho em sua vida. E será fácil se observarmos com atenção como a ciência médica vem, passo a passo, confirmando e justificando a necessidade de mudança de hábitos de vida para aqueles que desejam ter saúde mais plenamente. Até os planos de saúde usam enganosamente em suas campanhas publicitárias os termos “saúde perfeita” e “saúde integral”.

“O Senhor afastará de ti toda enfermidade; sobre ti não porá nenhuma das doenças malignas dos egípcios.” Deuteronômio 7:15, 1a. Parte.

A mensagem de saúde é para este tempo, onde doenças estranhas estão surgindo nos animais e passando para os seres humanos. Algumas pessoas pensam que estão a salvo por acontecerem em outros países e não aqui. Essa é uma mensagem para prevenir doenças degenerativas comuns em nossos dias, todas elas associadas aos hábitos de vida da população. Além das doenças que a mídia destaca, existem ainda os comportamentos agressivos e a hiperatividade infantil, ambos relacionados com a alimentação rica em açúcar e aditivos alimentares.

Cada momento em sua vida, em suas caminhadas, ao beber água abundantemente e ao comer de forma integral, ecológica, natural e vegetariana, você poderá testemunhar do cuidado de Deus com Seus filhos. Principalmente nos momentos de lazer, nas festas e comemorações, quando louvamos a Deus por mais um ano de vida ou por uma vitória ou sucesso alcançados, é importante que o façamos com a alimentação recomendada por nosso Criador.

Há algum tempo, as pessoas falavam das dificuldades de ser vegetariano no dia-a-dia. Felizmente, a realidade hoje é bem diferente. Os alimentos integrais estão presentes nas grandes redes de supermercados, em delicatessens, nas lojas especializadas em produtos naturais, onde geralmente podem ser adquiridos por bom preço.

Para ocasiões especiais ou não, também já dispomos de restaurantes especializados nessa culinária. Em muitos casos, há opções vegetarianas nos restaurantes à la carte, algumas vezes com indicação no próprio cardápio.

Nas viagens, essa situação não muda. Nos grandes centros urbanos, todas essas opções estão presentes, principalmente fora de nosso país. Nas pequenas cidades, vamos depender um pouco da criatividade, mas, mesmo assim, podemos contar com as churrascarias que geralmente oferecem um buffet variado de saladas, além de massas e feijões. Ou seja, tudo o que precisamos.

Nas comemorações em nossa casa, podemos encomendar ou preparar as receitas de salgados e doces do jeito natural, ou seja, substituindo a farinha branca pela integral e o açúcar comum por açúcar mascavo, ou pelo menos o demerara. Dessa forma, é possível fazer alguns doces, como cajuzinho, olho de sogra, brevidade, cocada; e diversos salgados, como tortinhas salgadas, empadas, pasteizinhos de forno, mini pizzas, bolinhos de legumes e outros pratos de acordo com a criatividade de cada um.

As adaptações devem respeitar o critério de saúde. Algumas coisas não poderão ser feitas, principal- mente receitas que contêm leite condensado ou leite e açúcar, mistura que todos sabem ser danosa, mas usam mesmo assim. Os bolos podem ter suas receitas adaptadas, substituindo o leite por suco de laranja ou abacaxi e a gordura por pequena quantidade óleo de milho ou girassol. Se a quantidade pedida na receita for superior a meia xícara, compensar o restante com suco. Os ovos, necessariamente, devem ser reduzidos para um ou dois, no máximo, por receita. “Os que se alimentam de comidas finas desfalecem nas ruas.” Lamentações 4:5, 1a. parte.

Para que a festa tenha a característica saudável, é necessário respeitar duas características: que ela seja simples e colorida. As preparações muito elaboradas, além de serem cansativas para quem faz, desfiguram o alimento, camuflando seu sabor original. O uso excessivo de açúcar e gordura predispõe ao surgimento das doenças citadas anteriormente. Prefira preparações simples, ofereça alimentos com ingredientes naturais, regionais e de menor custo.

As cores são importantes em qualquer refeição e, numa comemoração, o colorido e as fibras naturais devem estar presentes. Se for um almoço, utilize a salada de hortaliças cruas servidas com azeite de oliva e molhos de salada. Pratos leves, elaborados com massas semi-integrais e proteína de soja junto com vegetais e temperos frescos devem ser servidos de forma convidativa. Sucos, de frutas ou polpas, variados, e sobremesas simples como iogurte, mel e castanhas também devem acompanhar a refeição. Se os comensais não estão habituados com o paladar dessa alimentação, abuse de temperos como o alho, cebola e cominho.

No caso de aniversário de crianças ou encontro de amigos, que geralmente acontecem à noite, a melhor opção são as frutas. Elas podem ser colocadas inteiras, formando arranjos decorativos, mas também devem vir servidas em porções, como nos restaurantes. Em festas infantis, a tradicional salada de frutas vai muito bem, acompanhada de sorvetes naturais, elaborados com iogurte e açúcar mascavo. Torradas e patês, pães recheados com frutas secas ou ricota e hortaliças constituem-se em opções simples e saudáveis.

Para o sorvete ficar cremoso, existem alguns segredos. A primeira “dica” é preparar uma compota da fruta e, antes de misturá-la ao iogurte, bater no liquidificador em baixa velocidade. A segunda é usar um iogurte novo, com baixo teor de acidez. A terceira é, após o primeiro congelamento, bater vigorosamente em batedeira e levar para congelar novamente. A última é retirar o sorvete do congelador cerca de dez minutos antes de servir para que ele atinja a temperatura ideal de degustação.

Bem, agora que você já sabe o que e como fazer, que tal começar a usar essas facilidades no próximo encontro de pôr-do-sol? Reúna os amigos e prepare uma bandeja de frutas coloridas, com dois ou três tipos diferentes, pão integral delicioso, um bolo natural, patês (ricota e milho verde, por exemplo) e suco de fruta. Deus vai abençoar sua iniciativa e vai cumprir as promessas que fez de manter a saúde na sua vida também.


Se ouvires atento à voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos Seus olhos, e deres ouvido aos Seus mandamentos, e guardares todos os Seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois Eu sou o Senhor que te sara. Êxodo 15:26.

Lembre-se: Para ser um cristão proativo e socialmente saudável, Cristo deve ocupar o primeiro lugar em sua vida, pois...


Quando o amor de Cristo se encontra no coração, como um suave perfume, esse amor não pode ficar escondido. Sua santa influência será sentida por todos aqueles com quem entramos em contato. O espírito de Cristo no cora- ção é como fonte no deserto, que ali está para refrigerar a todos, despertando nas pessoas desfalecidas o desejo de beber da água da vida. No coração renovado pela graça divina, todas as ações são feitas por amor. Ele modifica o caráter, governa os impulsos, as paixões, a inimizade e torna mais nobres as afeições. Esse amor faz com que a vida se torne mais amena e espalha ao redor uma influência de bondade. – Caminho a Cristo, págs. 77 e 59.



 

Estamos na reta final. Que bom que você chegou até aqui.


A vida cristã é uma constante. Um passo após o outro. Só não pode parar.


 


A diferença é a oração

“A oração é a resposta para cada problema da vida. Ela nos põe em sintonia com a sabedoria divina, a qual sabe como ajustar cada coisa perfeitamente. Às vezes, deixamos de orar em certas circunstâncias porque, a nosso ver, a situação é sem esperança. Mas nada é impossível com Deus. Nada é tão emaranhado que não possa ser remediado, nenhuma relação humana é tão tensa que Deus não possa trazê-la à reconciliação e à compreensão; nenhum hábito é tão profundamente enraizado que não possa ser vencido; ninguém é tão fraco que Ele não possa tornar forte. Ninguém é tão doente que Ele não possa curar. Nenhuma mente é tão obscura que Ele não possa tornar brilhante. Se alguma coisa nos causa preocupação ou ansiedade, paremos de propagá-la e confiemos em Deus por restauração, amor e poder.” Review and Herald, 7 de outubro de 1865.



Fonte: 2 Seminário de Enriquecimento Espiritual, DSA 2017.

1 comment

Recent Posts

See All
bottom of page