top of page
  • Pr. Manolo Damasio

40 - Amor

“Ajudem uns aos outros e assim vocês estarão obedecendo à lei de Cristo.” Gálatas 6:22, NTLH.

Falando de Sua volta, Jesus afirma que “a maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará” (Mateus 24:12 NTLH). Em outras palavras, há uma relação inversamente proporcional entre pecado e amor. Quando a maldade cresce, o amor perde espaço. Pecado e amor são incompatíveis. Por outro lado, fazer a vontade do Senhor é o exercício do amor.


Desenvolvendo hábitos que revigorem fisicamente A maioria das pessoas não entende que suas condições físicas possuem um impacto muito forte nas relações e na habilidade de amar. É difícil amar quando você está cansado. Sentindo-se fatigado também, vai estar muito cansado para cuidar de alguém. Você já esteve numa situação em que precisou dar atenção aos seus filhos, mas estava “morto de cansado”? Você não consegue ouvir porque ouvir consome muita energia física. Pequenas coisas trans- formam-se em grandes problemas quando você está cansado. Você está mais debilitado, na defensiva, quando está fisicamente desgastado. Esse não é um problema espiritual, apenas cansaço físico!

Que hábitos podem revigoram a sua vida? Ao longo dos 40 dias, você os conheceu. A Bíblia está repleta de princípios apropriados para a saúde, isso não é novidade, apenas precisamos colocá-los em prática. Vou citar apenas três:

Descanso

“É uma grande tolice trabalhar de sol-a-sol, acordar de madrugada e dormir a altas horas da noite, (...) pois Deus quer que aqueles que O amam tenham um bom descanso.” Salmo 127:2, BV.

Descansar é tão importante que Deus colocou essa idéia nos 10 Mandamentos. Cada sétimo dia, cada Sábado, você deve descansar. Se você não tem esse dia de descanso semanal, você está quebrando um dos mandamentos. Algumas vezes, a coisa mais espiritual que você pode fazer é descansar. É incrível como as coisas parecem melho- res após uma noite bem-dormida. Se você se sente tão cansado que não consegue amar, seu problema básico é físico e não espiritual. Não há nada místico quanto a isso. Você precisa de hábitos que revigorem o seu físico.



Dieta balanceada

“Tu mesmo formaste o meu corpo (...) ensina-me a aplicar as tuas regras de comportamento à minha vida.” Salmo 119:73, BV.

Sabemos o que precisa ser feito, mas a questão é que precisamos praticar.


Exercícios regulares Honre ao Senhor com o seu corpo. Nosso corpo foi feito para a atividade. Em tempos bíblicos, as pessoas não faziam exercícios, mas andavam a pé para todos os lados; faziam atividades físicas; mas, quanto a nós, temos uma vida sedentária e dirigimos para todos os lados. Jackie Gleason disse: “Todas as vezes que sinto vontade de fazer exercícios fico quieta até a vontade passar.”

O ponto decisivo na vida é que você tem duas escolhas: fadiga ou aptidão física. Você vai escolher uma ou outra. Se você escolhe aptidão física, isso envolve o exercício regular. Em alguns casamentos, se os cônjuges procurassem ficar em forma, o amor seria revigorado.

Qual é a sua escolha: fadiga ou aptidão física? Qual das duas vai glorificar a Deus? Como líder ou como membro da igreja, o Espírito Santo quer que você tenha saúde. Fale com Cristo em oração a respeito de sua decisão.


Desenvolvendo hábitos que recarregam emocionalmente Quando seu “tanque emocional” está vazio, você fica incapaz de amar. Você desanima e desiste. E o seu “tanque emocional” continua vazio. Como você sabe que precisa de uma recarga emocional? Se o seu estômago reclama – é hora de comer. Se os seus olhos ficam pesados – é hora de dormir. Freqüentemente, temos os sinais e símbolos que nos mostram quando o “tanque” está emocionalmente vazio, mas nós os ignoramos muito mais do que a hora de comer e de dormir.

Quando seu “tanque emocional” está baixo, você tende a ficar zangado com as pessoas que você mais ama. Deseja evitar as pessoas, você as vê como problemas. Você não tem desejo de amar as pessoas quando isto acontece. Há uma sensação de opressão, de sentir- se inadequado, ou “estar com o pavio curto”. E, por fim, você pensa em fugir de tudo. Para recarregar-se emocionalmente, seguem-se três conselhos bíblicos:


a) Ficar a sós – Um tempo sozinho Você precisa ter um momento solitário. Uma pessoa que está disponível o tempo todo não tem tanto valor quando precisam dela. Jesus, por vezes, isolava-Se das multidões. Ele fazia isso quando precisava recarregar- Se emocionalmente. “Havia ali tanta gente, chegando e saindo, que Jesus e Seus discípulos não tinham tempo nem para comer. Então Ele disse:


‘Venham. Vamos sozi- nhos a um lugar deserto para descansarmos um pouco.’” Marcos 6:31.

Havia tanta agitação e movimento que Jesus disse aos Seus discípulos: “Vocês precisam dar uma parada hoje. Vamos sair dessa agitação.” O verso seguinte diz que eles foram para um local deserto. Essa é uma boa justificativa para umas férias num lugar tranqüilo! Outras vezes, eles foram para as montanhas.

Jesus mesmo disse: “Saiamos dessa agitação por um tempo.” Você precisa desse tempo de isolamento. Você precisa de tempo para recarregar-se emocionalmente. A solidão e a quietude oferecem essa possibilidade. Você pode ter cinco conversas desgastantes por dia e chegar em casa sem nada para dar. Basta um conflito para desgastar você. Um dos melhores presentes que você pode dar à sua família e aos amigos é passar um tempo sozinho.



b) Recreação é importante – recreação não é descanso Há certas atividades que recarregam você emocio- nalmente, há certas coisas que recriam seu vigor, entusiasmo e revigoram suas energias. Depois de praticá-las, você se sente muito bem, e não estressado. Podem ser hobbies, um esporte, jogos, artes. Você precisa experimentar e encontrar o que o recarrega emocionalmente. Precisa encontrar tempo para fazer isso. “Jesus veio desfrutando a vida.” Mateus 11:19 – Versão Phillips. Ele gostava da vida. Quanto mais você está envolvido num ministério intensivo, quanto mais você está envolvido em ajudar outras pessoas, mais você precisa desse tempo livre.



c) Sorrir – Desenvolva o hábito de rir

“A alegria faz bem à saúde.” Provérbios 17:2, BLH.

Quando você sorri, aumenta o número de células T, que melhoram seu nível imunológico. É bom para a sua saúde. Quando você sorri, produz endorfinas em seu cérebro. O humor produz benefícios. É um dom de Deus. Sorrir é um dom de Deus. Precisamos aprender a sorrir. Humor é um recarregador emocional e um reconstrutor de amor.

Se você quer ser equilibrado emocionalmente, você precisa levar Deus bem a sério e não pode se levar muito a sério. Aprenda a rir de suas limitações. A ques- tão não é ter problemas ou não, mas é como você vai lidar com eles e com os hábitos que vão ajudar você a se conservar emocionalmente recarregado.


Hábitos que renovam espiritualmente A Bíblia diz que o verdadeiro amor sempre protege, sempre confia, sempre espera, sempre persevera, e nunca desiste. Pode ultrapassar qualquer coisa. Você não pode amar as pessoas desse jeito sem a ajuda de Deus. Simplesmente não pode. Você não pode amar as pessoas do jeito que Deus o ama, sem o poder de Deus em sua vida, porque o amor humano acaba.

Uma hora tranqüila diariamente É aquele tempo que você passa sozinho com Deus, no qual permite que Ele lhe fale através da Bíblia e você fala com Deus pela oração.


“Por isso, nunca ficamos desanimados. Ainda que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia-a- dia.” 2 Coríntios 4:16.

Exteriormente, nosso corpo sofre pelo tempo e pelas lágrimas, mas, interiormente, somos renovados espiritualmente a cada dia ao passarmos um tempo a sós com Deus. Pôr em perspectiva os propósitos de Deus para a Eternidade capacita-nos a absorver melhor as dores e desapontamentos que acontecem na vida diariamente.


“Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois Ele cuida de vocês.” 1 Pedro 5:7.

Pequenos Grupos Você não vai encontrar encorajamento num grupo grande uma vez por semana. Você precisa ficar junto, num pequeno grupo, semanalmente, onde você pode partilhar suas necessidades, problemas, dificuldades, poderão orar uns pelos outros e desenvolver uma boa amizade.


“... animemos uns aos outros diariamente...” Hebreus 10:25.

Culto Cantar músicas espirituais é espiritualmente renova- dor. Louvar renova e rejuvenesce.


“Porém eu cantarei o Teu poder; de manhã louvarei bem alto o Teu amor. Pois Tu tens sido um abrigo para mim, um refúgio nos meus dias de aflição.” Salmo 59:16.

A adoração é um ato de amor a Deus, manifesto no louvor, no reconhecimento do senhorio de Cristo ao devolvermos o Seu dízimo e na gratidão a Ele através das ofertas.

“E que possam ser capazes de sentir e compreender (...) e por si mesmos experimentar este amor.” Efésios 3:18, BV.

Quando você estiver mal – física, emocional e espiritualmente – e sentir que nada tem para oferecer, sua maior necessidade é sentir-se amado por Deus.


A qualidade de seu relacionamento com Deus determina a qualidade de todos os outros relacionamentos que você tem. Quando isso fica desordenado, tudo o mais em sua vida vai pelo mesmo caminho. O amor humano é frágil, e você precisa estar conectado numa fonte mais poderosa.

Se você praticar os hábitos que aprendeu nestes últimos quarenta dias, será o primeiro passo para a sua recuperação. A primeira coisa que precisa fazer é deixar Deus amar você. Jesus Cristo diz:


“Venham a Mim todos que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e Eu lhes darei descanso.” Mateus 11:28.


Quando o amor de Cristo se encontra no coração, como um suave perfume, esse amor não pode ficar escondido. Sua santa influência será sentida por todos aqueles com quem entramos em contato. O espírito de Cristo no coração é como fonte no deserto, que ali está para refrigerar a todos, despertando nas pessoas desfalecidas o desejo de beber da água da vida. No coração renovado pela graça divina, todas as ações são feitas por amor. Ele modifica o caráter, governa os impulsos, as paixões, a inimizade e torna mais nobres as afeições. Esse amor faz com que a vida se torne mais amena e espalha ao redor uma influência de bondade. – Caminho a Cristo, págs. 77 e 59.



 

Não consigo amar aquele irmão! Vá agora à Fonte Ilimitada do Poder.


 


A diferença é a oração

“A oração é a resposta para cada problema da vida. Ela nos põe em sintonia com a sabedoria divina, a qual sabe como ajustar cada coisa perfeitamente. Às vezes, deixamos de orar em certas circunstâncias porque, a nosso ver, a situação é sem esperança. Mas nada é impossível com Deus. Nada é tão emaranhado que não possa ser remediado, nenhuma relação humana é tão tensa que Deus não possa trazê-la à reconciliação e à compreensão; nenhum hábito é tão profundamente enraizado que não possa ser vencido; ninguém é tão fraco que Ele não possa tornar forte. Ninguém é tão doente que Ele não possa curar. Nenhuma mente é tão obscura que Ele não possa tornar brilhante. Se alguma coisa nos causa preocupação ou ansiedade, paremos de propagá-la e confiemos em Deus por restauração, amor e poder.” Review and Herald, 7 de outubro de 1865.



Fonte: 2 Seminário de Enriquecimento Espiritual, DSA 2017.

1 comment

Recent Posts

See All
bottom of page