top of page
  • Pr. Manolo Damasio

26 - A natureza como reveladora das obras de Deus

Um dos ambientes que mais me impressionou foi o terceiro andar do Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador, na Bahia, Brasil. Possivelmente, não pela arquitetura bonita e bem delineada, mas por uma exposição de entidades dos cultos afros que por lá estava sendo realizada. Parei por algum tempo para ler as descrições contidas em cada base das estátuas representativas das entidades do candomblé. Em dado momento, algo aconteceu comigo: vi que as coisas estavam muito sombrias.


Estava pasmo com a revelação do caráter de cada entidade e com as coisas que pedem como oferendas. Depois que saí do recinto, pensei comigo mesmo: “Se um pouco de tempo em meio a essas coisas tenebrosas serviu para mudar meu humor e minha visão do que se passava à minha volta, quanto mais se eu tivesse que me dedicar a essas atividades por toda a vida!”

Provavelmente você também já tenha permanecido em algum tipo de ambiente onde não se sentiu muito bem. Por si só, experimentou a importância do meio em que vivemos. Nas grandes cidades, o medo decorrente da sensação de possíveis assaltos, a atmosfera carregada de poluição, os diversos odores que permeiam o ar, a vida apressada e as diversas cores dos luminosos apelos da propaganda que estão por toda a parte, de certo modo, fazem com que algumas pessoas assumam atitudes de proteção, capazes até de considerar cada desconhecido que se aproxima como um potencial inimigo e não como nosso próximo.

Deus também sabe que o meio ambiente pode nos modificar, por isso:

O Criador escolheu para nossos primeiros pais o ambiente que mais convinha à sua saúde e felicidade. Não os colocou num palácio, nem os rodeou dos adornos e luxos artificiais que tantos lutam hoje em dia por obter. Colocou-os em íntimo contato com a natureza, em estrita comunhão com os santos entes celestiais. No jardim que Deus preparou para servir de lar a Seus filhos, graciosos arbustos e flores delicadas saudavam por toda parte o olhar. Havia árvores de toda variedade, muitas delas carregadas de aromáticos e deliciosos frutos. Em seus ramos gorjeavam os pássaros seus cânticos de louvor. À sua sombra, livres de temor, brincavam juntas as criaturas da Terra. – Ciência do Bom Viver, pág. 262.

Que contraste! Que diferença entre o que Deus vê como o melhor para o homem, para sua saúde e felicidade, e as condições agora existentes!

Adão e Eva, em sua imaculada pureza, deleitavam-se nas cenas e nos sons do Éden. Deus lhes designara o trabalho no jardim - “... o lavrar e o guardar”. (Gênesis 2:15). O trabalho de cada dia lhes trazia saúde e contentamento, e o feliz par saudava com alegria as visitas de seu Criador, quando, na viração do dia, andava e falava com eles. Diariamente lhes ensinava Deus Suas lições. – Ciência do Bom Viver, pág, 262.

Que sentimentos lhe despertam o meio ambiente de sua cidade e de seu trabalho? Faça um breve relato.


Ambiente e Plano de Vida

Precisamos começar a pensar no ambiente como parte de um plano de vida traçado por Deus para a nossa saúde e alegria de viver. Também nesse parti- cular, o que era bom para Adão é bom para nós.

Hoje, 20% dos fatores determinantes para uma boa saúde estão no meio ambiente. Você já parou para analisar o significado disso? Converse com Deus sobre esse percentual, e peça para que Ele o ajude a ampliar a visão dessa realidade.

Como o pecado modificou o ambiente terrestre e isso fez mal ao homem, Satanás tem usado essa estratégia para envolver os filhos de Deus, cada vez mais, em um mar de artificialidades. Trancados em casas e, pior, apartamentos apertados e pouco ventilados, os homens habituaram-se a ver, por suas janelas engradadas, apenas o asfalto, casas, chaminés e outras obras que não trazem à sua lembrança a imagem de um Deus Criador.

Muitos acabam enfermos pelas condições insalubres do ambiente em que vivem. Outros, até mesmo quando ficam enfermos, pensam em fazer mudan- ças para recuperar a saúde, mas são poucos os que pensam no meio ambiente.

Pensemos então: Por que Deus Se preocupou tanto com o ambiente em que iria colocar o casal original? Por que a Bíblia descreve, com tantos detalhes, o ambiente na Nova Terra?

No que se refere ao meio ambiente, qual é o plano de vida de Deus para nós, hoje em dia?

O plano de vida que o Senhor designara a nossos primei- ros pais encerra lições para nós. Embora haja o pecado lançado suas sombras sobre a Terra, Deus deseja que Seus filhos encontrem deleite nas obras de Suas mãos. Quanto mais estritamente for seguido Seu plano de vida, tanto mais maravilhosamente operará Ele para restaurar a sofredora humanidade. O doente necessita ser posto em íntimo contato com a natureza. Uma vida ao ar livre, num ambiente natural, operaria maravilhas em favor de muitos inválidos, quase sem nenhuma esperança. O rumor, a confusão e agitação das cidades, sua vida constrangida e artificial são muito fatigantes e exaustivos para o doente. O ar, carregado de fumaça e pó, de gases venenosos e de germes de doenças, constitui um perigo para a vida. Os doentes se encerram, na maioria dos casos, dentro de quatro paredes, e chegam a sentir-se, por assim dizer, prisioneiros em seu quarto. Ao olharem para fora, a vista encontra casas, calçadas, multidões apressadas, sem ter talvez uma nesga do céu azul ou da luz do Sol, de relvas verdes, flores ou árvores. – Ciência do Bom Viver, pág. 263.


Dicas para melhorar seu meio ambiente

1. Mude o visual de sua casa Remova tudo aquilo que é inútil e só ocupa espaço. Torne sua casa mais ampla.

2. Decore o ambiente com coisas da natureza Tudo que lembre o poder criador de Deus. Algumas plantas poderiam cair bem.

3. Marque passeios com a família ou com os amigos Pode ser em um parque ecológico, jardim zoológico, lagoa, praia ou propriedade rural de amigos. Faça isso com freqüência e verá os resultados. Não esqueça de admirar o Criador quando estiver em meio às obras de Suas mãos.

4. No trabalho, faça sugestões para humanizar o ambiente Tome tempo para dar uma saída e respirar algum ar mais puro, especialmente se trabalha dentro de salas com ar condicionado.

5. Pense em outros meios de estar ao ar livre Não esqueça os itens de segurança pessoal e da família.

Continue colocando em prática tudo o que tem aprendido. Gente de sucesso faz o que deve ser feito até se acostumar. Por isso, tome tempo para orar muito e saiba que...


Deus cuida de tudo, sustentando todas as coisas que criou. Aquele que mantém os incontáveis mundos através da imensidão do Universo, ao mesmo tempo atende as necessidades do pequeno pardal que, confiante, solta o seu humilde gorjeio. O Pai celeste observa com ternura cada um de Seus filhos quando saem para o seu trabalho diário, assim como quando se entregam à oração; quando repou- sam à noite, e quando se levantam pela manhã; quando o rico se banqueteia em seu palácio, ou quando o pobre reúne seus filhos em torno da mesa escassa. Nenhuma lágrima é derramada sem que Deus saiba. Não há sorriso que Ele não perceba. – Caminho a Cristo, pág. 86.


 

Antes de você morar com Deus, Ele quer morar em você.


Isso não muda um pouco a perspectiva das coisas?


 


A diferença é a oração

“A oração é a resposta para cada problema da vida. Ela nos põe em sintonia com a sabedoria divina, a qual sabe como ajustar cada coisa perfeitamente. Às vezes, deixamos de orar em certas circunstâncias porque, a nosso ver, a situação é sem esperança. Mas nada é impossível com Deus. Nada é tão emaranhado que não possa ser remediado, nenhuma relação humana é tão tensa que Deus não possa trazê-la à reconciliação e à compreensão; nenhum hábito é tão profundamente enraizado que não possa ser vencido; ninguém é tão fraco que Ele não possa tornar forte. Ninguém é tão doente que Ele não possa curar. Nenhuma mente é tão obscura que Ele não possa tornar brilhante. Se alguma coisa nos causa preocupação ou ansiedade, paremos de propagá-la e confiemos em Deus por restauração, amor e poder.” Review and Herald, 7 de outubro de 1865.



Fonte: 2 Seminário de Enriquecimento Espiritual, DSA 2017.

0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page