• Pr. Manolo Damasio

#139 4 dicas para a sua quarentena



Temos falado e ouvido muito sobre vírus, quarentena, distanciamento social, recessão. O dia-a-dia de cabeça pra baixo. Trabalho, escola, igreja.


Para os de cultura latina, que são mais expansivos, barulhentos, afetuosos, é difícil ficar sem tocar, abraçar, beijar. Pra gente, tem sido muito estranho tudo isso.


Já reparou ao andar no supermercado? quando os olhares se cruzam, todo mundo parece dizer: “não chega muito perto não”.


Sem querer parecer repetitivo, gostaria de dar algumas dicas práticas que podem amenizar os efeitos físicos e psicológicos da quarentena.


Você precisa cuidar um pouquinho com a sua alimentação. Produtos industrializados e processados não são a melhor opção. Mas, se for a sua única opção, por conta das limitações atuais, evite os estimulantes e os que possuem altas concentrações de sal e açúcar.


Por conta da ansiedade, nosso corpo, numa medida de proteção, acaba produzindo um hormônio natural chamado cortisol. Em condições normais, isso ajuda em situações de estresse e perigo. No entanto, o excesso desse hormônio é prejudicial.


Duas medidas importantes para eliminar toxinas e regular o corpo nessas condições: dormir cedo e fazer exercício.


Mesmo com as restrições sociais, tenho a certeza de que você tem condições de caminhar pelo bairro ou num parque próximo a sua casa. Faça isso diariamente. Se não for possível, pelo menos uma caminhada de 30 minutos, em ritmo moderado, 3 vezes na semana.


A sensação é que estamos num eterno domingo. Cuide para não entrar nas madrugadas emendando uma série na outra. Vivendo uma realidade paralela, imerso em ficção. Isso não é bom pra você. Dormir cedo é remédio. E ajuda a equilibrar os níveis de cortisol e insulina no corpo.


Por último e mais importante — a sua comunhão com Deus.


Volto a promover a Sala 57 como uma ferramenta para ajudar na disciplina espiritual. Nesse momento com Deus, você terá um conteúdo novo todos os dias, em texto e áudio, no idioma da sua preferência: português, espanhol ou inglês.


E depois de meditar na revelação, estamos usando o livro Eventos Finais como roteiro, você ainda tem a lista de oração anexada para interceder pelas pessoas que nos pediram oração.


Comece o seu dia em contato com o Todo-poderoso.

Acesse o trono da graça.

Fale com o Altíssimo sobre as suas coisas.

Confidencie ao Eterno suas ansiedades e preocupações e Ele cuidará de você (1 Pedro 5:7).


Dias difíceis ainda estão diante de nós. Mas, os que esperam no Senhor, renovam as suas forças (Isaías 41:33).


Lembre-se:

  1. cuide de sua alimentação

  2. faça exercício físico

  3. vá pra cama mais cedo

  4. comunhão com Deus logo ao acordar

Precisamos sair mais fortes dessa.


Um abraço do seu pastor

Manolo

0 comments

Recent Posts

See All