Temos falado e ouvido muito sobre vírus, quarentena, distanciamento social, recessão. O dia-a-dia tá de cabeça pra baixo. Trabalho, escola, igreja.
Para os de cultura latina, que são mais expansivos, barulhentos, afetuosos, é difícil ficar sem tocar, abraçar, beijar. Pra gente, tem sido muito estranho tudo isso.
Já reparou ao andar no supermercado? quando os olhares se cruzam, todo mundo parece dizer: “não chega muito perto não”.
Sem querer parecer repetitivo, gostaria de dar algumas dicas práticas que podem amenizar os efeitos físicos e psicológicos da quarentena.
Você precisa cuidar um pouquinho com a sua alimentação. Produtos industrializados e processados não são a melhor opção. Mas, se for a sua única opção, por conta das limitações atuais, evite os estimulantes e os que possuem altas concentrações de sal e açúcar.
Por conta da ansiedade, nosso corpo, numa medida de proteção, acaba produzindo um hormônio natural chamado cortisol. Em condições normais, isso ajuda em situações de estresse e perigo. No entanto, o excesso desse hormônio é prejudicial.
Duas medidas importantes para eliminar toxinas e regular o corpo nessas condições: dormir cedo e fazer exercício.
Mesmo com as restrições sociais, tenho a certeza de que você tem condições de caminhar pelo bairro ou num parque próximo a sua casa. Faça isso diariamente. Se não for possível, pelo menos uma caminhada de 30 minutos, em ritmo moderado, 3 vezes na semana.
A sensação é que estamos num eterno domingo. Cuide para não entrar nas madrugadas emendando uma série na outra. Vivendo uma realidade paralela, imerso em ficção. Isso não é bom pra você. Dormir cedo é remédio. E ajuda a equilibrar os níveis de cortisol e insulina no corpo.
Por último e mais importante — a sua comunhão com Deus.
Volto a promover a Sala 57 como uma ferramenta para ajudar na disciplina espiritual. Nesse momento com Deus, você terá um conteúdo novo todos os dias, em texto e áudio, no idioma da sua preferência: português, espanhol ou inglês.
E depois de meditar na revelação, estamos usando o livro Eventos Finais como roteiro, você ainda tem a lista de oração anexada para interceder pelas pessoas que nos pediram oração.
Comece o seu dia em contato com o Todo-poderoso.
Acesse o trono da graça.
Fale com o Altíssimo sobre as suas coisas.
Confidencie ao Eterno suas ansiedades e preocupações e Ele cuidará de você (1 Pedro 5:7).
Dias difíceis ainda estão diante de nós. Mas, os que esperam no Senhor, renovam as suas forças (Isaías 41:33).
Lembre-se:
cuide de sua alimentação
faça exercício físico
vá pra cama mais cedo
comunhão com Deus logo ao acordar
Precisamos sair mais fortes dessa.
Um abraço do seu pastor
Manolo
Comentários