• Pr. Manolo Damasio

13 - Amigas essenciais

“Filho Meu, não te esqueças dos Meus ensinos, e o teu coração guarde os Meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.” Provérbios 3:1 e 2.

A carência de vitaminas pode causar pequenas ou grandes alterações na saúde das pessoas. Assim como os sais minerais, elas são encontradas em maior concentração nos alimentos denominados reguladores. Fazem parte desse grupo de alimentos as frutas e hortaliças.

As vitaminas estão classificadas em dois grupos: as hidrossolúveis, que se perdem facilmente durante o processamento de cozimento dos vegetais e não são armazenadas pelo organismo, e as lipossolúveis, que são solúveis em gordura (A, D, E e K), que podem ser reservadas durante algumas semanas pelo fígado. Para que o organismo receba a quantidade necessária de vitaminas, é preciso o consumo de três a cinco porções de vegetais e de duas a quatro de frutas todos os dias.

Quando adotam o regime ovo-lacto-vegetariano, algumas pessoas preocupam-se com eventuais carências de vitaminas, mas há fonte de todas elas nesse tipo de alimentação. A Bíblia nos diz que “o justo tem o bastante para satisfazer ao seu apetite.” Provérbios 13:25.

Ou seja, seguindo as recomendações dadas pelo Criador, o indivíduo obterá o suficiente para atender às necessidades do corpo.

O nosso Mantenedor proveu tudo o que necessitamos para um viver saudável. Fale para Ele de sua gratidão, por haver tomado todas essas providências. Peça que lhe dê sabedoria para decidir adotar hábitos saudáveis e promotores da boa saúde.


VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS

A vitamina A é a responsável pela saúde da pele, dos olhos, dos cabelos e fortalece o sistema imunológico. Sua carência pode causar problemas de visão, cegueira noturna, pele desidratada e baixa resistência às infecções. A falta dessa vitamina é comum em crianças desnutridas. No entanto, sua suplementação só deve ser feita sob supervisão médica, pois, em excesso, pode ser tóxica ao organismo. Ela pode ser encontrada em frutas e hortaliças alaranjadas (cenoura, abóbora) e verde escuras (couve, espinafre).

A vitamina D tem a função de promover a adequada absorção do cálcio e do fósforo. Em doses elevadas, também tem efeito tóxico, devendo ser administrada sob orientação médica, quando necessário. Essa vitamina é produzida pelo corpo através da ação do Sol e a dose diária é bastante pequena (5mcg/dia). Sua eventual carência pode causar deformidades ósseas em crianças e adultos. Para possibilitarmos ao corpo a produção desta vitamina, precisamos receber a luz do Sol nas primeiras horas da manhã.

VITAMINA D, GRÁTIS! Saindo para caminhar pela manhã, já é mais um benefício que vai ter. Caso tenha falhado um dia nas caminhadas, peça a ajuda de Deus e recomece. Abra seu coração, pois é assim que vamos matando o “velho homem”, que não quer que tenhamos saúde para buscar diariamente a Deus.

A vitamina E apresenta efeito antioxidante. Tem ação benéfica no sistema reprodutor, retarda os efeitos do envelhecimento celular e aumenta a resistência às infecções. Sua carência produz fraqueza muscular e possibilidade de aborto. Os cereais integrais constituem sua fonte principal, mas também pode ser encontrada nas sementes oleaginosas, gema de ovo e gérmen de trigo.

A vitamina K tem papel importante no processo de coagulação do sangue e sua falta, em casos graves, pode causar hemorragias. Nesse caso, é necessária a suplementação medicamentosa sob supervisão médica, porém, isso pode ser evitado com o uso diário de vegetais verdes.


VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS

A vitamina C tem a fama de combater gripes e resfriados, mas é bom lembrar que esse efeito só é alcançado com o uso diário de suas fontes, que assim fortalecerão preventivamente o organismo. Na verdade, além de aumentar a resistência contra infecções, acelera o processo de cicatrização e a saúde celular. Sua deficiência pode causar infecções, hemorragias, sensibilidade nas gengivas e, em casos graves, o escorbuto. Pode ser encontrada em diversas frutas, como a laranja, acerola, abacaxi, kiwi, e em algumas hortaliças, como o pimentão e o tomate.

A vitamina B1 tem papel importante na saúde do sistema nervoso e muscular, principalmente cardíaco e intestinal. Sua falta pode causar perda de apetite, irritabilidade e confusão mental. Em casos extremos, acarreta uma doença chamada beribéri, com quadro de insuficiência cardíaca e alterações no sistema nervoso. Os cereais integrais apresentam grande oferta desta vitamina, assim como a levedura de cerveja.

A vitamina B2 atua na saúde dos tecidos e participa da síntese de glicose. Sua falta é facilmente perceptível através de inflamação dos lábios e língua, rachaduras nos cantos da boca, descamação do couro cabeludo e grande sensibilidade à luz. Para solucionar o problema, convém alimentar-se de iogurte.

A vitamina B12 é essencial para o crescimento e na formação das células do sangue e do tecido nervoso. Sua deficiência pode causar alterações neurológicas graves. Ela pode ser encontrada em ovos e laticínios.

O Ácido fólico é uma vitamina necessária na produção dos glóbulos vermelhos e do material genético, sendo imprescindível durante a gravidez. As hortaliças verdes e os cereais integrais são a maior fonte desta vitamina, que tem como importante característica a grande sensibilidade ao calor. Os alimentos cozidos podem perder até 90% do conteúdo vitamínico original.

Também faz parte desse conjunto a vitamina B5, que auxilia na saúde da pele, dos cabelos e do sistema nervoso, e a vitamina B6, que participa da formação dos glóbulos brancos. Os feijões, cereais integrais, a levedura de cerveja e as oleaginosas são fontes dessas vitaminas.

A forma, preparo e armazenamento inadequado podem comprometer a oferta de vitaminas dos alimentos. Para que isso não aconteça, alguns cuidados são essenciais:


- Compre frutas e hortaliças na época de sua safra.

- Armazene frutas em lugar ventilado e sem umidade.

- Guarde hortaliças em sacos plásticos na parte baixa da geladeira.

- Corte frutas e hortaliças apenas no momento de sua utilização.

- Cozinhe hortaliças no vapor ou em pequena quantidade de água.

- Aproveite caldos de cozimento.

Você tem praticado o que aprendeu até aqui? Peça ajuda ao Espírito Santo para que lhe dê sabedoria para utilizar os alimentos da forma correta e disposição para cumprir a Sua vontade.

Lembre-se de que para não errar ao glorificar a Deus nas escolhas que fizer, a receita é:

“‘Queres ficar são’? João 5:6 manda-vos levantar em saúde e paz. Não espereis sentir que estais são. Crede na palavra do Salvador. Ponde vossa vontade ao lado de Cristo. Determinai servi-Lo, e, agindo em obediência à Sua palavra, recebereis forças. Seja qual for a má pratica, a paixão dominante que, devido a longa condescendência, prende tanto a alma como o corpo, Cristo é capaz de libertar, e anseia fazê-lo. Ele comunicará vida aos seres ‘mortos em ofensas’. Efésios 2:1. Porá em liberdade o cativo, preso por fraqueza e infortúnio e pelas cadeias do pecado.” – CBV, pág. 85.

Ao ir à feira ou ao supermercado, procure visualizar nas frutas e verduras as vitaminas que o Criador colocou à nossa disposição. Quanto mais variados os alimentos que trouxer para casa, mais vitaminas seu corpo e o de sua família estarão recebendo.

Este é o décimo terceiro dia da Jornada, como está se sentindo?

Está caminhando todos os dias? Continue firme! Gente de sucesso faz o que deve ser feito até se acostumar.

Em Sua sabedoria, Deus colocou à nossa disposição tudo o que necessitamos. Você precisa de sabedoria para viver melhor? Vá agora à Fonte Ilimitada do Poder.


A diferença é a oração

“A oração é a resposta para cada problema da vida. Ela nos põe em sintonia com a sabedoria divina, a qual sabe como ajustar cada coisa perfeitamente. Às vezes, deixamos de orar em certas circunstâncias porque, a nosso ver, a situação é sem esperança. Mas nada é impossível com Deus. Nada é tão emaranhado que não possa ser remediado, nenhuma relação humana é tão tensa que Deus não possa trazê-la à reconciliação e à compreensão; nenhum hábito é tão profundamente enraizado que não possa ser vencido; ninguém é tão fraco que Ele não possa tornar forte. Ninguém é tão doente que Ele não possa curar. Nenhuma mente é tão obscura que Ele não possa tornar brilhante. Se alguma coisa nos causa preocupação ou ansiedade, paremos de propagá-la e confiemos em Deus por restauração, amor e poder.” Review and Herald, 7 de outubro de 1865.



Fonte: 2 Seminário de Enriquecimento Espiritual, DSA 2017.

0 comments

Recent Posts

See All