top of page
  • Pr. Manolo Damasio

#124 O efeito da Palavra

Updated: Apr 14, 2020


Um estudo foi feito recentemente aqui nos Estados Unidos pelo centro de engajamento bíblico com 40 mil pessoas com a idade entre 8 e 80 anos. Eles queriam apenas ver como as pessoas estão interagindo com as Escrituras. E eles descobriram uma coisa que acabou se tornando a principal descoberta do estudo em si. Eles não estavam procurando por isso mas acabou se tornando o ponto principal da pesquisa.

Quando nós lemos a Bíblia 1 vez por semana, e isso é o que normalmente acontece no culto do final de semana, quando o pastor diz: “abra a sua Bíblia” e então ouvimos a mensagem, essa uma única vez por semana mostrou um efeito insignificante em áreas chaves da vida.

Duas vezes por semana, o efeito também é quase insignificante. Agora, quando lemos a Bíblia 3 vezes por semana, pode ser percebido um sinal diferente no mapa, como se fosse um tipo de batimento cardiáco. Algo aconteceu, ainda que fosse um pequeno sinal.

A grande descoberta foi essa: quando lemos a Bíblia 4 vezes por semana o efeito sobe de forma incrível. Diferente do que se poderia prever, um crescimento gradual, de 3 vezes para 4 vezes na semana, o salto foi enorme. Algo muda radicalmente. Que mudanças são estas? Que impacto na vida foi verificado?

— O sentimento de solidão cai 30%;

— Problemas com a raiva caem 32%;

— Amargura em relacionamento, incluindo casamento e filhos, cai 40%;

— Alcoolismo, cai 57%;

— Sentimento de estagnação espiritual, o que eu vejo com muita frequência ao conversar com as pessoas, lendo a Bíblia 4 vezes na semana ou mais, essa sensação cai 60%;

— Contato com a pornografia, cai 61%;

— E, no aspecto positivo, o compartilhamento da fé aumenta em 200%.

Essa pesquisa é chocante, ainda que revele o que nós já imaginávamos. Você não pode depender do meu sermão no final de semana ou dos sermões do Youtube e vídeos do WhatsApp.

Vá à Palavra por si mesmo diariamente. O Espírito Santo será seu professor e Ele mesmo comunicará nova vida à sua alma perdida.

Um abraço do pastor e amigo

Manolo Damasio

(Fonte: Bible Engagement as the Key to Spiritual Growth A Research Synthesis. Arnold Cole, Ed.D. & Pamela Caudill Ovwigho, Ph.D.

August 2012)


0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page