top of page
  • Pr. Manolo Damasio

#137 Não tenha medo

Updated: Apr 14, 2020


Nossos sentimentos são traiçoeiros. Não podemos confiar neles totalmente. Não que sejam inúteis. Mas, eles costumam se sobrepor à razão e isso pode nos prejudicar.

Muitas vezes sentimos medo. E o medo é paralisante. Ele pode estar ligado a uma situação. Um lugar. Uma coisa. Muitas vezes conectado a um trauma, no nível do inconsciente.

A Bíblia não ignora essa realidade. Através de suas páginas percebemos uma constante tentativa de Deus em nos acalmar.

Num intervalo de aproximadamente 1.500 anos entre o primeiro e último livro da Bíblia serem escritos, por cerca de 40 autores diferentes, uma expressão se repete mais de 350 vezes: "não temas".

Não podemos achar isso uma coincidência. O verdadeiro Autor por trás de cada linha quis dar um recado claro: "não tenha medo".

Não tenha medo porque Eu sou contigo.

Não tenha medo porque Eu sou teu Deus.

Não tenha medo porque Eu te ajudo.

Não tenha medo porque Eu te socorro.

Não tenha medo porque Eu sou fiel.

Não tenha medo, crê somente.

No capítulo 14 do livro do Êxodo lemos sobre a perseguição do exército egípcio quando os Hebreus estavam encurralados diante do mar vermelho.

Eles não tinham o que fazer. Eles não tinham para onde ir. Eles ficaram apavorados. E não era para menos.

Foi quando Deus falou através de Moisés:

Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje veem. O Senhor lutará por vocês; tão somente acalmem-se. Disse então o Senhor a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante.” Êxodo 14:13-15 NVI

Você percebeu os comandos? "Não temais" e "aquietai-vos".

Nestas duas ordens Deus está organizando os sentimentos do povo. Ele demonstra uma empatia tremenda aqui. Deus Se preocupa com o que você sente.

"O Senhor pelejará". Aqui Deus dá uma garantia. Se você confiar em mim, o problema passa a ser meu!

Como dizia um professor meu, Pr. Amim Rodor: "Deus tem um código de honra inalterável — ninguém que confie nEle chora sozinho. Quando você chora, Ele sente o gosto do sal em Seus lábios".

A última expressão é uma nova ordem: “marchem". Aqui está a parte humana. Depois de acalmá-los, Deus pede que marchem — em silêncio e sem lutar — porque Deus não precisa de nossas palavras ou armas.

Nesses momentos de incertezas eu gostaria de lembrá-lo a continuar confiando.

Quando o povo marchou na direção do mar enquanto ele se abria, o Senhor foi para a retaguarda do acampamento. Deus foi para a retaguarda porque era lá que estava o problema. Deus sempre vai se deslocar para te proteger.

Isso não é garantia de estarmos livres de ameaças, antes, uma ação divina em preservar sua salvação. Lembre-se que o grande projeto que Deus tem para sua vida é levá-lo para a Terra Prometida.

Um grande abraço do seu pastor

Manolo Damasio


0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page