top of page
  • Pr. Manolo Damasio

#25 Expectativas frustradas


Deve ser muito triste viver sem esperança. Olhar para o futuro com expectativa faz parte de nossa natureza. É o anseio por algo maior, melhor.

A Palavra de Deus reconhece o valor da esperança, por essa razão traz em sua narrativa inúmeras promessas. Contudo, quando lidamos com as questões do cotidiano também nutrimos expectativas. Ninguém faz um investimento esperando perder. Não acredito que um empreendedor se arrisque para ver seus esforços mal sucedidos.

Se esperar pelo melhor faz parte de nossa natureza, perdas e desilusões compõem nossa existência.

Quão amargo é o sabor da traição! Quem pode descrever o desalento de ser deixado para trás por aqueles em quem julgava poder confiar? Um bilhete com um convarde pedido de desculpas a uma jovem grávida. Um saldo bancário zerado e um sócio desaparecido. Uma promessa não cumprida. Uma recisão de contrato. A lista pode ser tão grande quanto o número de dias já vividos.

A forma como reagimos às expectativas não atendidas pode revelar muito de nós mesmos. Não é raro encontrar pessoas alimentando a própria frustração, acumulando amargura que só adoece e não muda nada. Às vezes, inclusive, Deus acaba sendo acusado de desinteresse, quando não negam sua existência.

Qual seria a solução? Não esperar de ninguém mais nada de bom? O amor tem bom olhos. A ternura manifestada pelos seguidores de Jesus é otimista por natureza. E quando não correspondida, compassiva, como Ele o foi.

A maturidade cristã nos leva a confiar em Deus mesmo quando não há esperança (Rm. 4:18).

Você pode já ter sido ferido por alguém. Você pode já ter ferido a si mesmo esperando o que nem lhe foi prometido. Mas não se esqueça, Deus é refém de Suas promessas e jamais falhou em cumprir uma sequer.

Abraço do seu amigo e pastor

Manolo Damasio

0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page