top of page
  • Pr. Manolo Damasio

#7 Primeiro Deus


Praticamente em todas as visitas que eu tenho feito, venho repetindo um conselho: a família precisa se reunir em torno de Cristo todos os dias.

Começar o dia com Deus é uma expressão de nossa necessidade e um reconhecimento de nossa dependência.

O culto familiar não precisa ser formal ou longo. Um texto da Bíblia e um momento de oração podem ser suficientes. O tipo e a duração poderão variar na medida em que as crianças atingirem a maturidade.

Perceba o conselho da serva do Senhor:

O pai e, em sua ausência, a mãe, deve dirigir o culto, buscando um trecho das Escrituras que seja interessante e de fácil compreensão. Convém que o culto seja breve. Se for lido um capítulo extenso e feita uma oração longa, o culto torna-se cansativo e, ao terminar, tem-se sensação de alívio. Deus é desonrado quando a hora da adoração se torna insípida e enfadonha, quando é tão tediosa, tão destituída de interesse que as crianças lhe têm horror.

Com um pouco de preparo, será possível torná-la cheia de interesse e proveito. De tempos a tempos, deve ser introduzida alguma mudança. Podem-se formular perguntas sobre a porção lida e fazer algumas adequadas e oportunas observações. Pode-se cantar um hino de louvor. A oração feita deve ser breve e concisa. Com palavras simples e fervorosas, a pessoa que faz a oração louve a Deus por Sua bondade e peça-Lhe auxílio. Tomem parte as crianças na leitura e na oração, quando o permitirem as circunstâncias. Conselhos para a Igreja, 155 e 156.

Somado a esse momento familiar, você deve consagrar uma porção do seu tempo para comungar com o Senhor a sós.

Como disse o Pastor Umberto Moura essa semana, “A comunhão só se desenvolve em ambiente de intimidade e a intimidade precisa de silêncio para se desenvolver.”

Vamos falar mais disso adiante, mas me permita encerrar com um outro pensamento inspirado:

Temos que orar em família; e sobretudo não devemos negligenciar a oração secreta, pois ela é a vida da alma. É impossível a alma prosperar enquanto é negligenciada a oração. A oração familiar e a oração pública não bastam. Em solidão, abra-se a alma às vistas perscrutadoras de Deus. A oração secreta só deve ser ouvida por Ele — o Deus que ouve as orações. Nenhum ouvido curioso deve partilhar dessas petições em que a alma assim depõe o seu fardo. Na oração secreta a alma está livre das influências do ambiente, livre da agitação. Calmamente, mas com fervor, busca a Deus. Suave e permanente será a influência que emana dAquele que vê o secreto, e cujo ouvido está aberto para ouvir a prece que vem do coração. Pela fé calma e singela a alma entretém comunhão com Deus e absorve raios de luz divina que a devem fortalecer e suster no conflito contra Satanás. Deus é nossa fortaleza. Caminho a Cristo, 98.

Um grande abraço do amigo e pastor, Manolo

[Entre perdas e ganhos, sermão #5 em 30/Set >> A herança que realmente importa é aquela que toca os limites da eternidade. Deus pode transformar qualquer situação ruim em bênção.]


0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page