• Pr. Manolo Damasio

37 - Automotivação: gostando do que faz

O que eu realmente gostaria de fazer da minha vida? Por que não sou feliz com o que faço? Nos dias atuais, essas e outras perguntas têm-se se tornado cada vez mais freqüentes na vida das pessoas. Parece que imperam os ditames da sobrevivência e da necessidade de agradar aos outros mais do que a si mesmo e, como isso não satisfaz e também não motiva, logo se perde a vontade de realizar o trabalho.


Deus fez você de maneira ESPECIAL

Você é uma pessoa importante para Ele, que te deu um coração e o encheu de desejos, sonhos, afeições, coisas que você ama fazer.


“Assim como a água reflete o rosto da gente, o coração mostra o que a pessoa é.” Provérbios 27.19, BLH.

Como é que você sabe que o seu coração está naquilo que você faz? O sábio Salomão mais uma vez nos responde em Eclesiastes 2.10:


“... o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho.”

Se você não gosta do que faz, você pode estar no tipo de trabalho errado. Deus não quer que você apenas suporte a vida. Ele quer que você se delicie com ela.

Quando você faz o que você gosta de fazer, você se alegra. Quando você faz o que você é formado para fazer, você não precisa de ninguém para pressionar você. Quando seu trabalho encontra motivação em seu coração, você já tem toda motivação de que pre- cisa. Você o faz simplesmente porque ama fazê-lo. Há entusiasmo.


Você já observou uma criança brincando?

Vê como está satisfeita e feliz? Assim deveria ser com cada pessoa em seu trabalho. O indivíduo deve estar para o trabalho assim como a criança está para o brinquedo, ou seja, cheio de prazer, de motivação. Num ambiente assim, a pessoa terá condições de estar bem consigo mesmo e com o próximo. A felicidade e o prazer que ela sente é expandida, compartilhada, e dessa forma tudo o que ela faz será um benefício para os que estão ao seu redor.

Se você seguir o interesse que Deus colocou em seu coração, há muito mais chance de você ser bem sucedido nas coisas que tem a fazer. Pessoas não têm sucesso naquilo que elas não gostam de fazer. A chave para a produtividade e felicidade em sua vida é fazer o que você gosta muito de fazer. É tornar o trabalho um sonho e uma paixão.

O sonho, na verdade, é um desafio, uma causa, uma idéia, e a paixão manifesta-se quando você quer dar a si mesmo por esse grande sonho. É o desejo muito forte de realizar alguma coisa pelo bem de outra pessoa, de uma comunidade, da humanidade... Paixão não é ambição. A diferença entre paixão e ambição é que se você faz algo com paixão, quanto mais você faz, mais satisfeito você fica. A ambição produz o contrá- rio: quanto mais você faz, menos satisfeito você fica.

Há muitos exemplos na história sobre o impacto causado por uma pessoa que tem no coração o desejo de realizar algo. Moisés tinha o sonho de libertar o seu povo, que era escravo no Egito há 400 anos. Neemias tinha um desafio para reconstruir o muro em volta de Jerusalém. Paulo tinha o desejo de compartilhar o Evangelho onde quer que ele fosse. Essas pessoas transformaram o mundo. Elas não eram as mais inteligentes, as que tinham mais instrução, as mais ricas ou mesmo as que tinham mais dons. As pessoas que transformaram o mundo foram aquelas que tinham convicção do que estavam fazendo.

Quem trabalha de acordo com os desejos do coração tem entusiasmo, aceita desafios e faz tudo com competência. Quando você coloca o coração em algo, você dá o seu melhor. Quando você faz o que gosta, o destaque não importa. Você não está em busca de aplausos.

Você tem uma paixão inata colocada por Deus em seu coração? Um desejo básico, um sonho, uma aspiração? Sim, todos têm. No entanto, muitas vezes a mágoa, o medo e a dúvida podem enterrar essa paixão de tal maneira que você não poderá encontrá-la.

A maior parte das pessoas jamais persegue os seus sonhos na vida. Muitas pessoas não desenvolvem os dons, os talentos, os interesses que Deus lhes deu. O grande assassino de sonhos, aspirações e desejos é o medo. Ele pode manter você longe de ser tudo o que Deus planejou para você.


O medo do ridículo

Os primeiros a despertarem esse medo são pais e professores com frases do tipo: “Quem você pensa que é para ter um sonho como esse?” “Lembre-se de onde você veio!” Quando outros procuram desencorajar você, tiram-lhe a coragem para fazer o que Deus planejou.


O medo do fracasso

Na verdade, você cometerá muitos erros na sua vida. O sucesso vem por meio da experiência, das decisões, dos erros e dos acertos. É importante reconhecer os erros e corrigi-los, e aperfeiçoar os acertos.


O medo do desconhecido

Esse tipo de medo impede muitos de se tornarem o que Deus deseja que eles sejam. A solução para vencê- lo é confiar em Deus. Ele vai ajudar você a realizar o sonho que colocou em seu coração. Mantenha-se na Jornada, apesar dos seus medos. Coragem não é ausência de medo. Coragem é seguir adiante, apesar do medo. Então, siga adiante, apesar dos seus medos. Deus falou a Josué e fala a você também:


“Lembre- se da Minha ordem: ‘Seja forte e corajoso! Não fique desanimado nem tenha medo porque Eu, o Eterno, o seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” Josué 1:9.

Poucas pessoas agem de acordo com os interesses e desejos que Deus lhes tem dado, e a coisa mais triste que existe é uma pessoa morrer com seus sonhos sem realizá-los. Isso não é viver para a glória de Deus.


Para viver os desejos de seu coração, você precisa fazer algumas coisas importantes

1. Entregue toda a sua vida a Deus e ande com Ele todo o tempo

Coloque sua vida sob o controle de Deus. Ele deu os dons a você e sabe a melhor maneira de você usá- los. O salmista nos diz:


“Deleita-te também no Senhor, e Ele concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle, e Ele tudo fará”. Salmos 37:4 e 5.

Não há limite à utilidade de uma pessoa que, pondo de parte o próprio eu, oferece margem à operação do Espírito Santo em seu coração, e vive uma vida inteiramente con- sagrada a Deus. – Ciência do Bom Viver, pág. 159.

Você se torna parecido com as pessoas com quem você anda. Se você começa a andar com Deus, você vai ser como Ele e vai começar a sentir da maneira como Ele sente.

Como você estará daqui a um ano, caso ande todos os dias com Deus? Que tal fazer um pacto com o Espírito Santo de andar com Cristo nos próximos 365 dias? Fale em oração ao Espírito Santo e conte-lhe todos os seus anseios.


2. Examine o que você gosta de fazer

Observe e investigue a sua vida. Veja quais coisas você mais gostou de fazer e fez da melhor maneira.

O que lhe deu maior sentimento de realização em toda sua vida? Em que situação você realmente sentiu que era essencial? Em que área está seu maior interesse? Ao descobrir isso, você terá descoberto o que Deus colocou em seu coração e o que traz real satisfação a você. O apóstolo Paulo indica esse caminho aos seus amigos:


“Que cada um examine a sua própria maneira de agir. Se ela for boa, então pode se orgulhar do que ele mesmo fez, sem precisar se comparar com a conduta dos outros.” Gálatas 6:4.

Não se compare com outras pessoas. Não se importe demasiado com a expectativa que as outras pessoas têm em relação a você.


3. Explore seus desejos

Você descobrirá muitas opções e caminhos. Exponha, explore, experimente e você descobrirá o que mais se encaixa com você. Você precisa descobrir tudo o que pode fazer. A Bíblia diz:


“Compre a verdade, a sabedoria, e instrução e o bom senso, mas não venda nenhum deles.” Provérbios 23:23, BLH.

Quando o sábio Salomão fala em comprar, ele está sugerindo que você investigue. Procure conhecer de forma ampla a verdade, a sabedoria e o conheci- mento. Procure também conhecer pessoas que sejam bem-sucedidas na sua área de interesse. Ande com elas, observe seu desempenho, suas atitudes. Quando você anda com pessoas que têm paixão, essa paixão começa a contagiar você.


4. Empreenda com fé

Você entrega sua vida a Cristo, examina o que você sempre gostou de fazer, explora suas opções e, então, começa a agir. Esse é o segredo de uma vida vitoriosa: Descubra o que você gosta de fazer, e faça! Faça-o para a glória de Deus! Não arraste a sua vida! Leve a sério o conselho do Salmo 37:


“Deleita-te no Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará.”

Lembre-se: Para ter automotivação, Deus deve ser o primeiro em todos os aspectos da sua vida, pois...


Quando o amor de Cristo se encontra no coração, como um suave perfume, esse amor não pode ficar escondido. Sua santa influência será sentida por todos aqueles com quem entramos em contato. O espírito de Cristo no coração é como fonte no deserto, que ali está para refrigerar a todos, despertando nas pessoas desfalecidas o desejo de beber da água da vida. No coração renovado pela graça divina, todas as ações são feitas por amor. Ele modifica o caráter, governa os impulsos, as paixões, a inimizade e torna mais nobres as afeições. Esse amor faz com que a vida se torne mais amena e espalha ao redor uma influência de bondade. – Caminho a Cristo, págs. 77 e 59.




Está preocupado. Leia o texto abaixo e fale com Deus na sequência.




A diferença é a oração

“A oração é a resposta para cada problema da vida. Ela nos põe em sintonia com a sabedoria divina, a qual sabe como ajustar cada coisa perfeitamente. Às vezes, deixamos de orar em certas circunstâncias porque, a nosso ver, a situação é sem esperança. Mas nada é impossível com Deus. Nada é tão emaranhado que não possa ser remediado, nenhuma relação humana é tão tensa que Deus não possa trazê-la à reconciliação e à compreensão; nenhum hábito é tão profundamente enraizado que não possa ser vencido; ninguém é tão fraco que Ele não possa tornar forte. Ninguém é tão doente que Ele não possa curar. Nenhuma mente é tão obscura que Ele não possa tornar brilhante. Se alguma coisa nos causa preocupação ou ansiedade, paremos de propagá-la e confiemos em Deus por restauração, amor e poder.” Review and Herald, 7 de outubro de 1865.



Fonte: 2 Seminário de Enriquecimento Espiritual, DSA 2017.

0 comments

Recent Posts

See All
SOBRE NÓS

Somos uma comunidade cristã fundamentada na Palavra de Deus, que busca a unidade no Espírito para servir melhor o semelhante, até a volta de Jesus.

PROGRAMAÇÕES

SÁBADO

  9:30 am | Escola Sabatina

10:45 am | Culto de Adoração

  5:30 pm | Culto Jovem (2º e 4º sábado)

DOMINGO (North Dallas)

  6:00 pm | Séries especiais

QUARTA-FEIRA (temporariamente suspenso)

  7:30 pm | Reunião de oração

SE INSCREVA PARA
RECEBER NOTÍCIAS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Apple Music Icon
  • Grey Google Play Icon

© 2020 Dallas Brazilian Seventh-Day Adventist Church. All Rights Reserved.