• Pr. Manolo Damasio

12 - As cores da saúde

“Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento...”. Gênesis 2:9.

Este é um tema agradável de abordar: AS CORES DA SAÚDE. É um assunto muito atual, comentado pela mídia e tema de um livro que faz sucesso. Lembro sempre de meus sobrinhos que já aprenderam que prato saudável é prato naturalmente colorido.


Crianças adoram alimentos coloridos, portanto, abuse das cores naturais nas refeições. Desfrute das cores também através de sucos naturais de frutas ou hortaliças. Os efeitos e a influência das cores sobre os seres humanos são muito variados. Esses efeitos são captados pelo sentido mais atuante, o da visão. A natureza apresenta cores tranqüilizantes em sua maior extensão. É o caso do azul, que perce- bemos ao olhar para o céu ou para o mar, reflexo do primeiro. Quando o dia está nublado, temos a opção do verde que, além de tranqüilizar, ainda nos propor- ciona a sensação de frescor.

No meio desse verde, outros pigmentos podem ser encontrados: vermelhos, amarelos, alaranjados, roxos, e tantas outras nuances, todos criados por Deus com o propósito de atrair o homem e ao mesmo tempo oferecer-lhe prazer ao ver, cheirar e degustar o ali- mento. Por trás dessas cores estão as substâncias benéficas à saúde.

O livro do Gênesis fornece-nos importantes razões para usar esses alimentos. “Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento.” Gênesis 2:9, 1a. parte. O amor de Deus manifestou-se na sua preocupação em criar para o homem o melhor alimento, belo, atraente, colorido, cheio de aromas e sabores, oferecendo-nos provisão e prazer para vida.

Pare! Medite e ore

Quando olhar para uma melancia, manga, banana nanica amadurecida no cacho naturalmente, mamão, tomate, cebola e outros alimentos, você já agradeceu a Deus pela bondade dEle em disponibilizar todos esses alimentos? Faça isto agora, reconheça o amor manifesto nessas bênçãos. Fale para Ele em lingua- gem simples, mas de coração.

Nos alimentos, o efeito das cores é muito importante. Na verdade, nós começamos a comer com os olhos. Existem cores que atraem e exercem influência posi- tiva, outras geram o sentimento de repulsa ou aversão. Nesse último caso, estão especialmente duas cores, o marrom e o cinza. Elas denotam a idéia de alimento deteriorado.

As cores que realçam o alimento e motivam o con- sumo são: o verde, o vermelho, o amarelo, o ala- ranjado e, em menor intensidade, o azul e o roxo. Além do aspecto estético e visual, esses pigmentos importantes não apenas exercem o papel atrativo, mas revelam também a presença de substâncias com efeitos benéficos sobre a nossa saúde.

Verde Vamos começar pela cor em moda no momento. Essa é a cor do suco de clorofila, substância presente nas folhas das plantas. Sua função é reter a luz solar, per- mitindo a realização do processo mais importante na cadeia alimentar, a fotossíntese. A clorofila não serve como alimento para os seres humanos, mas, ao tomar um suco à base de folhas ou comer uma salada de vegetais verdes, recebemos diversos nutrientes, como ferro, ácido fólico, vitamina K e outros carotenóides.

Diversos alimentos oferecem ferro: é o caso da couve, do brócolis, do espinafre, da mostarda, do pimentão verde. Outras fontes de ferro são os feijões, o açaí e a uva roxa.


Um detalhe importante: para que a absorção de ferro aconteça, é necessária a associação com a vitamina C. Isso é fácil de resolver, utilizando alimentos que contenham essa vitamina. Exemplo: limão, laranja, acerola, tomate, pimentão, uva, aba- caxi. Receita deliciosa é o suco de açaí com laranja ou acerola.

Amarelo Outra cor importante em nossa alimentação é o amarelo. Alimentos com essa coloração contêm betacaroteno, que se transforma em vitamina A em nosso organismo,que fica reservada no fígado para ocasiões de necessidade. Podemos citar a manga, o melão, a cenoura, a abóbora. Esse pigmento também está presente na couve e no pimentão, sob a cor mais intensa, que é o verde. A vitamina A é responsável pela saúde da pele, dos olhos e dos cabelos, além de combater os radicais livres.

Alguns alimentos de cores diferentes possuem subs- tâncias com efeitos singulares, é o caso da luteína e da zeaxantina, encontrados no espinafre, milho e outros vegetais amarelos ou verdes, que estão envolvidas nos processos preventivos da degeneração ocular. Isto nos faz pensar que devemos ingerir não apenas algumas porções diárias de vegetais, mas em varie- dade suficiente para obtermos os efeitos benéficos dessas e outras substâncias.

Vermelho A cor vermelha revela a presença de outra substância antioxidante: o licopeno. Ele existe em maior concen- tração no tomate e na melancia, mas também pode ser encontrado no mamão, no pimentão vermelho e no morango. Estudos recentes demonstram o efeito protetor dessa substância para a próstata.

Vermelho arroxeado Essa cor define o grupo que contém antocianinas, poderosos antioxidantes com ação inibidora da for- mação de coágulos sanguíneos e conseqüente efeito benéfico sobre as doenças cardíacas. É o caso da uva, ameixa, berinjela e beterraba.


Branco Nossas refeições também devem contemplar vegetais brancos. como alho, cebola, nabo, rabanete. O alho contém alicina, substância com capacidade de reduzir a pressão arterial. Os alimentos que apresentam cor branco-esverdeada contêm flavonóides, elementos que possuem ação antioxidante, preventiva do enve- lhecimento celular.

As cores são indicativas também do grau de matu- ridade de uma fruta ou hortaliça, ponto em que seu sabor e valor nutritivo estão no máximo. É importante lembrar que nós comemos o que compramos. Se não comprarmos um alimento e o colocarmos na nossa cozinha, ele jamais será consumido, por isso, dê uma olhada em sua cozinha e encha-a de alimentos natu- ralmente coloridos, que originalmente protegem seu corpo e sua saúde.

Pare! Medite e ore

Que tipo de alimento você tem levado para dentro de sua casa? Tem gastado o dinheiro do Senhor em coisas nocivas para a sua saúde e da sua família? Fale agora em oração ao Espírito Santo. Ele vai orientá-lo. Escute-O com muita atenção! Lembre-se de que para não errar ao glorificar a Deus com aquilo que trouxer para dentro de casa, a receita é:

“‘Queres ficar são’? João 5:6 manda-vos levantar em saúde e paz. Não espereis sentir que estais são. Crede na palavra do Salvador. Ponde vossa vontade ao lado de Cristo. Determinai servi-Lo, e, agindo em obediência à Sua palavra, recebereis forças. Seja qual for a má pratica, a paixão dominante que, devido a longa condescendência, prende tanto a alma como o corpo, Cristo é capaz de libertar, e anseia fazê-lo. Ele comunicará vida aos seres ‘mortos em ofensas’. Efésios 2:1. Porá em liberdade o cativo, preso por fraqueza e infortúnio e pelas cadeias do pecado.” – CBV, pág. 85.

Vai à feira ou ao supermercado hoje? Procure pra- ticar o que aprendeu. Compre alimentos de cores variadas.

Este é o décimo segundo dia da Jornada, como está se sentindo? Está caminhando todos os dias?

Faltam 28 dias para o final desta jornada. Que tal um jejum no próximo sábado, como gratidão a Deus por essas mudanças que Ele tem operado em sua vida? Mantenha-se firme. Gente de sucesso faz o que deve ser feito até se acostumar.

Você gostaria de ser curado de todas as suas enfermidades? Vá agora à Fonte Ilimitada do Poder.



A diferença é a oração

“A oração é a resposta para cada problema da vida. Ela nos põe em sintonia com a sabedoria divina, a qual sabe como ajustar cada coisa perfeitamente. Às vezes, deixamos de orar em certas circunstâncias porque, a nosso ver, a situação é sem esperança. Mas nada é impossível com Deus. Nada é tão emaranhado que não possa ser remediado, nenhuma relação humana é tão tensa que Deus não possa trazê-la à reconciliação e à compreensão; nenhum hábito é tão profundamente enraizado que não possa ser vencido; ninguém é tão fraco que Ele não possa tornar forte. Ninguém é tão doente que Ele não possa curar. Nenhuma mente é tão obscura que Ele não possa tornar brilhante. Se alguma coisa nos causa preocupação ou ansiedade, paremos de propagá-la e confiemos em Deus por restauração, amor e poder.” Review and Herald, 7 de outubro de 1865.



Fonte: 2 Seminário de Enriquecimento Espiritual, DSA 2017.

0 comments

Recent Posts

See All
SOBRE NÓS

Somos uma comunidade cristã fundamentada na Palavra de Deus, que busca a unidade no Espírito para servir melhor o semelhante, até a volta de Jesus.

PROGRAMAÇÕES

SÁBADO

  9:30 am | Escola Sabatina

10:45 am | Culto de Adoração

  5:30 pm | Culto Jovem (2º e 4º sábado)

DOMINGO (North Dallas)

  6:00 pm | Séries especiais

QUARTA-FEIRA (temporariamente suspenso)

  7:30 pm | Reunião de oração

SE INSCREVA PARA
RECEBER NOTÍCIAS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Apple Music Icon
  • Grey Google Play Icon

© 2020 Dallas Brazilian Seventh-Day Adventist Church. All Rights Reserved.