• Pr. Manolo Damasio

09 - Você é o que você come

“Disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície da terra, e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento”.

Pode-se perceber claramente, portanto, a recomendação dAquele que criou o ser humano para que utilizasse uma alimentação constituída de hortaliças, cereais, frutas e sementes.


NA INFÂNCIA

O ser humano é formado de pequenas unidades funcionais denominadas células, que ao longo do tempo multiplicam-se fazendo o corpo desenvolver-se até chegar à idade adulta. Nos primeiros seis meses de vida, o bebê dobra seu peso e, para isso, alimenta-se exclusivamente do leite materno; pelo menos deveria ser assim. A introdução de alimentos diferentes antes da fase indicada é imprópria, pois o corpo das crianças ainda não está pronto para receber farinhas e engrossantes que provocam aumento de peso e problemas respiratórios, entre outros.

Após os seis meses, a criança deve receber novos alimentos, de forma lenta e gradual, iniciando com sucos de frutas doces, seguindo-se os sucos ácidos diluídos, sopas e purês. Em seguida, com o aparecimento dos dentes, vêm os alimentos rígidos. Nessa fase, a criança passa a ter as refeições em horários mais esparsos, sentada à mesa juntamente com os pais, copiando o modelo alimentar que eles praticam, ou o modelo que elas observam em outras pessoas.

Cada célula do corpo humano é formada a partir dos nutrientes contidos nos alimentos. A implantação de um estilo de vida saudável começa ainda nessa fase da vida, através dos alimentos ingeridos em cada refeição. A qualidade de vida tem relação direta com o tipo de alimentação que se come. A forma de cada pessoa comer influencia no funcionamento do corpo, oferecendo condições para o surgimento de doenças na idade adulta ou até mesmo antes.

A maneira como alimentamos os nossos filhos vai determinar a saúde que eles terão quando adultos. Que tipo de alimento você tem levado para alimentar seus filhos? Tem adquirido o que é saudável ou tem introduzido em seu lar alimentos impróprios? Em oração, apresente esse assunto a Deus. Fale para o Espírito Santo do seu desejo de mudança. Pense quão importante é ver os filhos com saúde e com disposição para buscar a Deus diariamente.


COMO SE ALIMENTAR

Ninguém pode negar o desenvolvimento da indústria de alimentos, com sua capacidade de produção, estoque, oferta de cores, sabores e aromas, mas também não podemos nos esquecer de que a humanidade viveu durante séculos com alimentos naturais, em boas condições de vida, e que muitas doenças comuns nos dias atuais, não existiam. Não é de hoje que os homens insistem em “tentar a Deus nos seus corações, pedindo alimento que lhes fosse do gosto.” Salmo 78:18.

Parece que o ser humano se esquece do plano original do Criador, trocando-o por alimentos alterados em seu sabor original e realçados nas cores e aromas por recursos artificiais, não importando o preço que pagarão por isso no decorrer da vida.

É do conhecimento das pessoas a necessidade de comer devagar, em ambiente tranqüilo, mastigando bem os alimentos. Coloca-se o meio ambiente, a correria e a falta de tempo como responsáveis pela impossibilidade de executar esse processo. No entanto, a cena comum de todo dia, em que a criança é incentivada a comer rapidamente para não atrasar o pai ou não perder o transporte para a escola, passa despercebida. E ainda se espera, como resultado, um adulto com tempo para comer.

“Dize-me com quem andas, e te direi quem és” é um adágio popular. Poderíamos parafraseá-lo afirmando: “Dize-me o que comes, e te direi como é a tua saúde.”


O estado de saúde das pessoas tem relação íntima com o alimento utilizado, a forma de seu preparo e consumo. Na sociedade atual, existe uma grande cobrança estética; mas a opção por dar praticidade pelo alimento industrializado tem superado o enfoque da saúde e bem estar. Jovens que passam quase todo o tempo na frente do computador beliscando salgadinhos estão vivendo em condições favoráveis para o desenvolvimento de doenças, como a obesidade, anemia, diabetes, obstipação intestinal e subnutrição.

Obesidade, anemia, diabetes... Essas doenças estão presentes em você e sua família? Qual é a causa? Este é momento para o enfrentamento. Sem receio, fale com Deus a respeito do assunto. Acredite! Ele pode ajudá-lo a encarar e mudar essa realidade. Apresente agora ao Espírito Santo o seu problema.


GRUPOS ALIMENTARES

Para usar bem os alimentos, convém conhecer um pouco de suas funções. Os alimentos são classificados em três grandes grupos, de acordo com sua constituição e seu papel dentro do organismo.

Alimentos reguladores

Como o próprio nome identifica, esse grupo é constituído por alimentos que apresentam a função reguladora dos diversos processos orgânicos, desde a digestão até a síntese de nutrientes essenciais à vida. Esses alimentos são ricos em vitaminas, sais minerais, água e fibras. São as frutas e as hortaliças.

Alimentos energéticos Esse grupo é formado por alimentos ricos em glicídios, fornecedores de energia para o movimento e a realização dos processos orgânicos. São os cereais, as raízes feculentas, o mel, o melaço, a rapadura e o açúcar. Os lipídios, conhecidos como gorduras e óleos, também fazem parte desse grupo.

Alimentos construtores Esses alimentos são ricos em proteínas, que têm o papel de construir o corpo. São essenciais nas fases de crescimento e desenvolvimento, como a infância, adolescência, gestação e amamentação. Nesse grupo, estão as leguminosas e oleaginosas (feijões e castanhas, respectivamente), ovos, laticínios desnatados e os concentrados à base de soja.


PRATO COLORIDO

Existem muitas regras de alimentação saudável, mas há uma regra básica que costumo usar para meus pequenos e grandes pacientes: “Alimentação saudável é alimentação naturalmente colorida. Portanto, olhe para seu prato. Ele estará equilibrado se estiver como o desenho de uma criança, cheio de cores.” Preferencialmente, metade dele preenchido pelos alimentos de origem vegetal, oferecendo abundante quantidade de fibras, vitaminas e sais minerais. Isto vale para todas as refeições. No desjejum, use frutas. No almoço, comece com uma salada de hortaliças. No jantar, uma leve refeição à base de frutas ou hortaliças. Nos intervalos, use água e sucos de frutas.

O seu corpo é sagrado. Ele é o templo do Espírito Santo. O assunto é mais sério do que imaginamos. Diante da Trindade, no silêncio desta madrugada, leve a Deus essa questão em oração.



LEMBRE-SE DESTAS DICAS

Como ter um resultado completo na sua alimentação:

  • Coma um alimento de cada grupo nas refeições principais.

  • Varie as cores das hortaliças e frutas a cada dia.

  • Coma alimentos crus em todas as refeições.

  • Faça as refeições em horários regulares.

  • Mastigue bem os alimentos.

  • Use muito líquido entre as refeições.

  • Coma alimentos integrais.


Cardápios - Sugestões

  1. Almôndegas de castanha + macarrão integral + ervilha cozida.

  2. Bolinho de cenoura + purê de aipim + feijão verde (sem arroz).

  3. Charutinho de couve+ arroz integral + vagem com milho verde.

  4. Cozido de grão de bico com verduras e pirão (sem arroz).

  5. Rocambole de arroz com palmito + lentilha + couve refogada.

  6. Risoto de arroz integral + purê de grão de bico + chuchu ao molho branco.

  7. Lasanha de acelga com ricota + arroz integral+ purê de abóbora.

  8. Torta salgada de palmito + arroz integral + feijão verde.

  9. Abobrinha recheada com ricota + macarrão integral + ervilha.

  10. Suflê de chuchu + arroz integral+ feijão de corda.



RECEITAS

Almôndegas de castanha 1 xícara de castanha de caju triturada no liquidificador 2 xícaras de farinha de rosca 2 ovos 1 cebola ralada Sal Água suficiente para modelar

Modele as almôndegas e leve para assar em forma untada. Prepare um molho de tomate de sua preferência e coloque sobre as almôndegas.


Estrogonofe de palmito 400 gramas de palmito 3 tomates sem casca e sem semente 1 cebola ralada 2 dentes de alho amassados Azeite de oliva 1 pote de iogurte natural ou 1/2 copo de leite de coco 2 colheres de sopa de farinha de trigo ou amido de milho

Dissolva o amido de milho ou a farinha em um pouco de água com sal. Reserve. Leve o tomate picado junto com a cebola e o alho em uma panela ao fogo brando por 5 minutos. Junte o amido dissolvido e mexa até formar um creme. Acrescente o palmito e deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo sempre. Desligue o fogo e adicione o azeite de oliva e o iogurte, misturando suavemente.


Rocambole de arroz com palmito 2 xícaras de arroz integral cozido 1 xícara de farinha integral 2 ovos 1 copo de iogurte 1/2 copo de óleo de milho

Leve tudo ao liquidificador e forme uma massa grossa. Unte uma forma e despeje a massa. Leve ao forno para assar por 30 minutos. Prepare o recheio de palmito picado ou couve-flor (ou outro de sua preferência), refogando os temperos e deixando secar bem o caldo. Desenforme a massa, recheie e enrole. Sirva com molho de tomate ou molho branco.


Quibe simples 500 gramas de trigo para quibe 1 maço pequeno de hortelã picadinha 1 cebola grande picadinha 1 colher de chá de sal 1 colher de chá de cominho 1 colher de sopa de farinha integral

Coloque o trigo de molho em bastante água durante meia hora. Escorra e lave bem. Tempere, acrescente a farinha e leve ao forno pré-aquecido em forma untada durante 20 minutos.



Bolinho de cenoura 3 cenouras raladas 1 cebola ralada 4 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 xícara de coco ralado 1 pires de tempero verde picado

Misture todos os ingredientes, modele os bolinhos e leve ao forno para assar por 20 minutos. Sirva com molho de tomate e cenoura.


Cada dia do cardápio deve ser acompanhado de dois a três tipos de saladas cruas, temperadas com sal, limão, cheiro verde e azeite de oliva, devendo ser comidas antes dos alimentos cozidos.

É importante experimentar, como fez Daniel, que por dez dias comeu apenas legumes e bebeu água (Daniel 1: 12 a 15 e 20). Como resultado, Deus o abençoou com saúde, boa aparência, sabedoria e inteligência dez vezes superior aos seus concorrentes na corte da Babilônia. Comece já!

Lembre-se: Nosso relacionamento diário com Deus afeta nosso discernimento em todos os aspectos da vida. Vá á presença de Deus todos os dias, do jeito que você estiver ao se levantar.

“‘Queres ficar são’? João 5:6 manda-vos levantar em saúde e paz. Não espereis sentir que estais são. Crede na palavra do Salvador. Ponde vossa vontade ao lado de Cristo. Determinai servi-Lo, e, agindo em obediência à Sua palavra, recebereis forças. Seja qual for a má pratica, a paixão dominante que, devido a longa condescendência, prende tanto a alma como o corpo, Cristo é capaz de libertar, e anseia fazê-lo. Ele comunicará vida aos seres ‘mortos em ofensas’. Efésios 2:1. Porá em liberdade o cativo, preso por fraqueza e infortúnio e pelas cadeias do pecado.” – CBV, pág. 85.

Terminou a leitura. Agora, tome água, e... bora fazer exercício físico.

Você está sentindo necessidade de reconciliar-se com algumas pessoas? Vá agora à Fonte Ilimitada do Poder.



A diferença é a oração

“A oração é a resposta para cada problema da vida. Ela nos põe em sintonia com a sabedoria divina, a qual sabe como ajustar cada coisa perfeitamente. Às vezes, deixamos de orar em certas circunstâncias porque, a nosso ver, a situação é sem esperança. Mas nada é impossível com Deus. Nada é tão emaranhado que não possa ser remediado, nenhuma relação humana é tão tensa que Deus não possa trazê-la à reconciliação e à compreensão; nenhum hábito é tão profundamente enraizado que não possa ser vencido; ninguém é tão fraco que Ele não possa tornar forte. Ninguém é tão doente que Ele não possa curar. Nenhuma mente é tão obscura que Ele não possa tornar brilhante. Se alguma coisa nos causa preocupação ou ansiedade, paremos de propagá-la e confiemos em Deus por restauração, amor e poder.” Review and Herald, 7 de outubro de 1865.



Fonte: 2 Seminário de Enriquecimento Espiritual, DSA 2017.

1 comment

Recent Posts

See All
SOBRE NÓS

Somos uma comunidade cristã fundamentada na Palavra de Deus, que busca a unidade no Espírito para servir melhor o semelhante, até a volta de Jesus.

PROGRAMAÇÕES

SÁBADO

  9:30 am | Escola Sabatina

10:45 am | Culto de Adoração

  5:30 pm | Culto Jovem (2º e 4º sábado)

DOMINGO (North Dallas)

  6:00 pm | Séries especiais

QUARTA-FEIRA (temporariamente suspenso)

  7:30 pm | Reunião de oração

SE INSCREVA PARA
RECEBER NOTÍCIAS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Apple Music Icon
  • Grey Google Play Icon

© 2020 Dallas Brazilian Seventh-Day Adventist Church. All Rights Reserved.