• Pr. Manolo Damasio

08 - Hábitos para uma vida saudável

“Amado, acima de tudo faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.” 3o João 2.

Após sete dias estudando a respeito da dimensão física e os danos da vida moderna ao organismo, é razoável supor que você, quer seja um jovem praticante de esportes ou mesmo um adulto cujo corpo ainda não vergou sob o peso de uma dessas doenças, teve seu interesse despertado para um cuidado maior com tudo o que diz respeito à sua saúde. Já está consciente de que bons hábitos nos darão boa saúde e de que não vale a pena viver escravizado pela tirania do corre-corre da vida moderna.

Se os hábitos de vida são definidores de sua condição de saúde numa média de 53%, conforme o que foi visto no primeiro dia da Jornada, é aí que você deve investir. Aqui estão alinhados os cinco pilares que poderão proporcionar a você boa saúde, qualidade de vida e longevidade. Evidentemente, não pretendemos ter a perfeição do decálogo nem são excludentes, como poderá ver pelo último item.


DORMIR CEDO

Um bom dia começa com uma boa noite de sono. Para as crianças e adolescentes, o assunto do sono é primordial. É nas primeiras horas da noite, se o indivíduo estiver dormindo em quarto escuro, que a hipófise libera na corrente sanguínea o hormônio do crescimento. Por primeiras horas da noite entenda-se 19h ou no máximo 20h. São muitas as crianças que ficam em frente à TV até altas horas, comendo pipoca ou outras guloseimas que tornam o abdômen um “bujão de gás” e têm o repouso comprometido pela necessidade de o estômago livrar-se do grande volume de comida em fermentação. Essa tarefa que dura a noite toda, pois o metabolismo é bem mais lento durante o sono, indispõe o sistema nervoso, deixando a criança irritada, agressiva, hiperativa e com grande dificuldade de concentração.


CUIDE COM O USO DO CELULAR NA HORA DE DORMIR!!!

A luminosidade da tela manda um sinal equivocado à íris do seu olho, comprometendo o preparo adequado para o seu sono.

Nos adultos, o quadro não é muito diferente porque, se não precisa mais crescer, há a necessidade de reposição celular. As hemácias, células do sangue, precisam ser totalmente renovadas a cada 120 dias, ou seja, um ritmo de milhões de células a cada dia. Por isso, o horário de dormir não deveria ultrapassar as 21:00 horas.

O Espírito de Profecia menciona, a respeito desse assunto:


“As horas de sono que antecedem a meia noite têm o dobro de qualidade das horas da madrugada.”

CAMINHAR DIARIAMENTE

Muitos adultos contrapõem-se ao argumento médico exposto no item 1, pelo fato de não sentirem sono no começo da noite, portanto, não precisam de tantas horas de sono. Nada mais falso. O que essas pessoas têm, em virtude da falta de exercício, é a deficiência de serotonina e melatonina, hormônios que proporcionam bem-estar e sono adequado.

Quem não anda, não dorme, simples assim. Mesmo o exercício em academias, com seus equipamentos de musculação que parecem concebidos para naves espaciais e deslumbram a juventude, pouco podem fazer pelo sono porque são em sua maioria anaeróbicos. Ou seja, não provocam a revolução metabólica e oxigenação do sangue que uma simples caminhada faz.

Quem não faz caminhada, não dorme com facilidade, e, sem dormir bem... Você tem levado a sério o incentivo e motivação que temos dado nesses primeiros sete dias da nossa Jornada? Se não, por quê? Fale para o Espírito Santo por que tomou essa decisão.

“Sim, tenho levado muito a sério.” Então, parabéns! Fale para ao Espírito Santo como está se sentindo. As coisas sagradas são santíssimas e devem ser encaradas com muita seriedade. Nosso corpo é santo e é propriedade de Deus.

Existem dois tipos de fadiga: hipertônica e hipotônica. Muita gente hoje trabalha demais, mantendo a mente sob pressão o dia todo. Quando chega a noite deita-se, mas não consegue dormir. Embora esteja exausto, o indivíduo está com os nervos literalmente à flor da pele e essa excitação do sistema nervoso coloca-o em alerta máximo, impedindo qualquer forma de repouso. Esta é a fadiga hipertônica.

Por outro lado, o trabalhador braçal volta para casa após um dia na lavoura ou em trabalho físico ao ar livre e, mal toma banho e come alguma coisa, dorme facilmente. Esta é a fadiga hipotônica, predominantemente muscular. Como ter fadiga hipotônica mantendo trabalho sedentário? Caminhando todos os dias. Se quiser, faça outros exercícios em outros horários, mas habitue-se, assim que despertar pela manhã ou voltar do trabalho, a calçar o tênis e sair para caminhar.

“O ar puro contém vida e saúde. Ao ser inspirado, tem efeito revigorante em todo o organismo.” (White, 1903)

REFEIÇÕES: METADE COM ALIMENTOS CRUS

Os chamados tempos modernos trouxeram muitas mudanças para os moradores das cidades. Uma que se mostra grandemente prejudicial à saúde é a mudança alimentar. Como não há tempo pela manhã, a pessoa sai de casa sem comer direito. Na verdade, o problema começa com o jantar, à noite, ainda não digerido, como explicado no item referente ao sono. No meio da manhã, vem a fome e apela-se para um lanche aparentemente inocente: biscoitos, salgadinhos, refrigerantes.

Ao meio-dia, o tempo exíguo impõe uma refeição indigna: fast-food na lanchonete da esquina ou praça de alimentação do Shopping. Perto do final da tarde, um lanche, porque ainda há horas de trabalho e é longa a volta para casa ou estudo à noite. Finalmente, em casa, a janta, com tudo o que sobrou do almoço.

Esse esquema é “suicida”, não só pelo excesso de carboidratos refinados, proteína e gordura animal, como pela falta de vitaminas, sais minerais e fibras, imprescindíveis como reguladores de todas as ações do metabolismo orgânico.

Decida-se hoje a prover alimento saudável para seu corpo e comece por usar em suas refeições 50% de alimentos crus, vivos, carreadores da seiva rica do solo e de outros benefícios naturais, como a energia solar, para o fortalecimento e bom funcionamento de suas células. Use frutas pela manhã, hortaliças cruas no almoço e exclusivamente frutas na refeição noturna.

Pela manhã e ao meio-dia, acrescente alimentos integrais e proteínas de origem vegetal, vantajosas e isentas de colesterol. Isso lhe dará sono regular, boa memória, raciocínio e uma qualidade de vida que você poderá começar a comprovar antes que terminem estes quarenta dias de estudo.



INTERVALOS: SÓ LÍQUIDOS

Poucos se dão conta do principal motivo pelo qual se recomenda a ausência de alimentos sólidos nos intervalos entre as refeições. Todos os órgãos do corpo precisam de descanso. Por mais incrível que possa parecer, até o coração “descansa”. No momento de contração (sístole) o esforço muscular é imenso, para que o sangue atinja todas as partes do organismo. No momento seguinte, no entanto, esse poderoso órgão relaxa e recebe o sangue venoso de volta. Ou seja, tempo de descanso igual ao tempo de esforço.

O estômago também deveria trabalhar assim. Após receber a refeição, esse órgão, que parece uma betoneira, exerce atividade durante 2 a 3 horas promovendo a digestão do alimento, transformando o que era sólido, quebrado apenas pela mastigação, em um líquido rico em nutrientes que envia para absorção intestinal. Nesse momento, exausto, deveria descansar por tempo igual ao trabalho, recebendo única e exclusivamente água em grande quantidade e sucos naturais, sem adoçar, para lavá-lo, literalmente, e manter a hidratação essencial às funções dos intestinos.

Uma refeição estaria assim distanciada da outra por um período de cinco a seis horas. Isso é totalmente recomendável para quem deseja economizar a própria energia e promover o bom desempenho dos sistemas digestivo, urinário e circulatório. Não é isto o que acontece no dia-a-dia da maioria das pessoas. Não descansando, o estômago acabará entrando em um processo de exaustão total e inflamação crônica que gerará dores de cabeça. Na verdade, são “avisos” de que algo está errado no funcionamento do órgão. O aviso será prontamente anulado com um analgésico, mas a situação irá se agravar. Com o passar do tempo, a cefaléia irá tornar-se grave e crônica, passando a constituir-se na enxaqueca. Ela continuará sendo tratada com medicamentos para a cabeça e, por não se atacar a causa, não se resolverá, permanecendo o conceito de “incurável” para uma enfermidade cuja solução é tão simples: substituir os lanches e merendas por água e sucos e o jantar por frutas.


ESPAÇO PARA VOCÊ

Os quatro itens anteriores constituem-se numa base sobre a qual você poderá melhorar de forma significativa sua saúde física, que é o alvo desta seção. No entanto, seriam os aspectos emocionais, familiares e profissionais tão importantes para o êxito na vida? As outras seções tratarão disso, porém, como este é um momento de mudanças, de assumir novos propósitos para uma vida vitoriosa, escolha uma das perguntas a seguir, buscando definir onde está o seu ponto mais vulnerável – aquele ponto que, de tanto gerar dificuldades, tornou-se o ponto da discórdia, a pedra de tropeço, um prejuízo para a sua imagem pessoal, o seu grande defeito, afinal. Feito isso, determine-se a fazer algo, a construir um hábito que venha de encontro com essa característica negativa sua, substituindo-a ou anulando-a, completamente. Utilize as linhas no final para registrar seu novo hábito e siga-o, sendo fiel a você mesmo e, com ajuda de Deus, vença!

  • TRABALHA SEM ALEGRIA? Faça algo de que goste ou aprenda (urgentemente) a gostar do que faz. Frustração pode fazer você adoecer.


  • NÃO SABE RELAXAR? Se você vive tenso, com medo de errar, de se expor, aprenda a rir de si mesmo – esta é a suprema maturidade.


  • PREOCUPA-SE MUITO COM VOCÊ MESMO? Não há quem goste de viver com alguém que exige atenção todo o tempo para si. Saia do casulo e faça alguma coisa por alguém que necessite de você. Isso lhe trará alegria de viver.


  • USA MUITOS MEDICAMENTOS? Não há saúde na farmácia. Assumir este programa completamente proverá para você esse dom precioso. Faça a sua escolha!


  • ESTÁ SEMPRE ATRASADO? Quem deseja “abarcar o mundo com as pernas” conseguirá apenas fazer um bocado de coisas incompletas, deixando uma esteira de insatisfação atrás de si. Entenda que as atividades demandam mais tempo do que imagina. Comece cumprindo o horário do compromisso mais importante de cada dia. Faça menos coisas e faça-as bem feitas.

“Tudo que te vier às mãos para fazer, faça-o conforme as tuas forças.” Eclesiastes 9:10.

Lembre-se de que para desenvolver hábitos de vida saudáveis o segredo é:

Consagrai-vos a Deus pela manhã; fazei disso vossa primeira tarefa. Seja a vossa oração: “Toma-me, Senhor, para ser Teu, inteiramente. Aos Teus pés deponho todos os meus projetos. Usa-me hoje, em Teu serviço, permanece comigo, e permite que toda a minha obra se faça em Ti.” Essa é uma questão diária. Cada manhã, consagrai-vos a Deus para esse dia. Submetei-Lhe todos os vossos planos, para que se executem ou deixem de se executar, conforme o indique a Sua providência. Dia a dia podereis entregar às mãos de Deus a vossa vida, e assim ela se moldará mais e mais, segundo a vida de Cristo. – Caminho a Cristo, pág. 70.

Aqui terminamos a primeira parte da Jornada, mas a prática não deve ser interrompida.


Os próximos 32 dias serão decisivos para que esses hábitos se incorporem definitivamente ao seu estilo de vida.

Após a leitura, beba água, pegue o seu tênis e vá caminhar. Se não for possível agora, vá mais tarde, mas não deixe de ir.

Você está se sentindo tenso e preocupado? Vá agora à Fonte Ilimitada do Poder.


A diferença é a oração

“A oração é a resposta para cada problema da vida. Ela nos põe em sintonia com a sabedoria divina, a qual sabe como ajustar cada coisa perfeitamente. Às vezes, deixamos de orar em certas circunstâncias porque, a nosso ver, a situação é sem esperança. Mas nada é impossível com Deus. Nada é tão emaranhado que não possa ser remediado, nenhuma relação humana é tão tensa que Deus não possa trazê-la à reconciliação e à compreensão; nenhum hábito é tão profundamente enraizado que não possa ser vencido; ninguém é tão fraco que Ele não possa tornar forte. Ninguém é tão doente que Ele não possa curar. Nenhuma mente é tão obscura que Ele não possa tornar brilhante. Se alguma coisa nos causa preocupação ou ansiedade, paremos de propagá-la e confiemos em Deus por restauração, amor e poder.” Review and Herald, 7 de outubro de 1865.



Fonte: 2 Seminário de Enriquecimento Espiritual, DSA 2017.

1 comment

Recent Posts

See All
SOBRE NÓS

Somos uma comunidade cristã fundamentada na Palavra de Deus, que busca a unidade no Espírito para servir melhor o semelhante, até a volta de Jesus.

PROGRAMAÇÕES

SÁBADO

  9:30 am | Escola Sabatina

10:45 am | Culto de Adoração

  5:30 pm | Culto Jovem (2º e 4º sábado)

DOMINGO (North Dallas)

  6:00 pm | Séries especiais

QUARTA-FEIRA (temporariamente suspenso)

  7:30 pm | Reunião de oração

SE INSCREVA PARA
RECEBER NOTÍCIAS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Apple Music Icon
  • Grey Google Play Icon

© 2020 Dallas Brazilian Seventh-Day Adventist Church. All Rights Reserved.